29/07/2012

Da saudade, em estado bruto

Desloquei a minha vida de continente, várias vezes, e deixei perdidas, por entre idas e vindas, pessoas que não encontro mais. Um desterro perpétuo, uma inadequação absoluta por entre os passos dados.

Estou acometida do mais português dos sentimentos: saudade. Saudade específica, do que foi e já não é, de quem foi e já não está, dos que se foram sem despedida, dos que se despediram sem anteciparem o caminho do reencontro. Flutuam ao meu redor todas as Lailais, as Vanis, as Xinhas, as Anas, os Pedros, os Antónios, os Paulos, os Carlos, os Laranjos, os Césares - seres que a cada dia se tornam mais ficção na memória que lhes guardo. Não lhes encontro o rastro - ou é ténue como uma sombra.  E talvez seja melhor assim, porque serão outros, se porventura os encontro. Enquanto isso, enquanto adio a vontade quase incontida de revê-los, reedito-lhes as presenças, sinto-as lado a lado, com as tantas milhas náuticas exaustas de distância de por meio que me impedem um passo, um movimento, um ir ao encontro.

Entenderá o que digo quem se ausentou do próprio passado, quem se absteve de ficar onde estava e se decapitou para novas e longínquas paragens. É preciso inventar-se a si próprio, nessas mudanças, e a reedição nem sempre equivale ao que se perde, nem ao que se pensou que se era. E por isso a saudade, esse sentir atávico da alma que se desprendeu do seu substrato e que ao mesmo tempo sobrevive naquilo que reedita, como um arqueólogo numa expedição das coisas mortas. Em dias como os de hoje, de céu luminoso que não encontra similar dentro do peito, sobrevivem as células que se lembram. E todas elas doem, engolem-se a si mesmas procurando incessantes o que jamais conseguirão encontrar, diluindo ao mesmo tempo as saudades imediatas do que ainda é,  mesmo incompleto. E o amanhã, que não nos pertence e obedece à lei do tempo, de que cor tingirá o oceano quando amanhecer?

Foto do Carlos Marzagão da casa da rua Monte Olivete, em Lisboa

4 comentários:

  1. Ana, eu que cumpri tal percurso por varios continentes, entendo, mas nao sofro, antes aprecio a saudade e de todos os poemas e todas as historias, as duas que guardo mais perto do coracao vem uma da biblia, de quem olha pra tras vira estatua de sal e a outra de Portugal que nos ensinou por atos e poemas que navegar e preciso, viver nao e preciso e tudo vale a pena, se a alma nao e pequena. E o futuro, well the future is Orange :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear anônimo from Orange future - boas lembranças, as bíblicas e as lusas. É que às vezes ser e sofrer entrelaçam-se, para que a alma não se apequene, entende?! Abraço, novo amigo! :)

      Excluir
  2. “Esta palavra SAUDADE,
    Quem a inventou,
    A primeira vez que a disse,
    Com certeza que chorou.”

    Grande beijo
    Lai Lai

    ResponderExcluir